quarta-feira, dezembro 20, 2006

Babel


BABEL

Pela primeira vez, é colocado aqui um filme que ainda não estreou em Portugal.
Porém, como ante-estreia, foi o filme de abertura do festival de cinema ibérico HOLA LISBOA.
E o vosso conselheiro foi lá vê-lo, claro.
De Alejandro González Iñárritu (realizador de "21 gramas" e "Amores Perros"), este é um filme baseado num conto de Guillermo Arriaga, sobre a barreira linguística que existe em todo o mundo.
Por toda a parte existe um entrave à comunicação, seja pelas variadas línguas faladas que existem, seja através de linguagem gestual.
Esta história centra-se numa família americana.
Os acontecimentos desenvolvem-se e relacionam-se a partir dessa família para outras quatro, todas de distintas partes do mundo e todas numa linguagem diferente.
A meu ver, se gostaram do "21 gramas", vão adorar este filme.
É simples, mas ao mesmo tempo muito (muito) forte, focando variados dramas pessoais e sociais, que variam consoante a latitude e longitude da situação.
Com Brad Pitt mais uma vez a demonstrar (atenção meninas) que a idade só o melhora, Cate Blanchett a não ficar atrás e um Gael García Bernal (atenção outra vez, meninas) exemplar.
De frisar também a excelente interpretação da actriz Rinko Kikuchi que representa a rapariga surda-muda e de Monica del Carmen que faz de Lucia, a babysitter das crianças.
Já para não falar dos dois miúdos marroquinos.
Enfim, tudo.
Definitivamente... um filme a não perder.

4 críticas

Blogger JPC criticou...

Fui ver na estreia, numa das salas VIP das Amoreiras, daquelas que têm 60 e poucas cadeiras largas de cabedal.

Embora encontre no filme uma mensagem rica e forte, vários dedos apontados, alguma crítica social, etc etc, foi o terceiro ensaio de Iñarritu na mesma estética. Chegou a enfadar-me.

11:05 da tarde  
Blogger Nandinho Jr. criticou...

ainda não vi.
mas adorei o "21 grams".
a ver se trato de o ver :)

9:07 da manhã  
Anonymous Anónimo criticou...

um bom filme, uma história bem contada e um exemplo de como um acto aparentemente inofensivo (neste caso, oferecer uma espingarda em agradecimento por um dia de caça) pode mudar a vida a muita gente nos vários pontos do globo...

11:55 da tarde  
Blogger Mary Mary criticou...

Adorei o 21 gramas e os Amores perros, mas acho que Babel deixou muito a desejar... Só no outro dia é que percebi quais eram as 4 histórias... Vai ver o Blood Diamond, é um filme bom e para rir não percas o Little Miss Sunshine...

Já agora... Olá! :P

11:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home